rosângela rennó – #rio utópico [em construção]

instituto moreira salles, 2017

Image
Image
Image
Image
Image

ao ser convidada para pensar um projeto inédito em diálogo com o acervo fotográfico do instituto, a artista rosângela rennó resolveu olhar para a paisagem que não figura nos cartões postais do rio de janeiro — comumente representada pelo centro e pela zona sul, apesar dessas regiões corresponderem a apenas 10% do território do município. 

com tal deslocamento em mente, a artista propôs um projeto colaborativo com jovens moradores de cinquenta comunidades da periferia da cidade que fotografaram e pesquisaram suas localidades, cujos nomes evocam algum tipo de utopia em contraste com a realidade.

Image
Image

além da ambientação da exposição, que aconteceu na sede do ims, na gávea, fizemos a identidade visual e o projeto gráfico do livro-guia: 480 páginas que reúnem as fotografias, mapas, fotos aéreas, história e dados das localidades que compuseram o projeto. a visualidade pop, com uso da tipografia itálica pesada, além das cores fluorescentes, foi importante para chamar a atenção nas redes sociais e ativar o público na chamada aberta para angariar mais fotos na montagem deste arquivo colaborativo da paisagem expandida do rio de janeiro.

Image
Image
Image

(fotos da exposição de leonardo wen)