histórias da dança

masp, 2020

Image
Image
Image
Image

projeto gráfico de capa e miolo para o livro-catálogo, editado pelos curadores adriano pedrosa, julia bryan-wilson e olivia ardui, que traz uma reflexão sobre as políticas do corpo em movimento através de mais de 250 obras de 160 artistas, coreógrafos e performers de diferentes períodos, geografias e tipologias.

‘improviso’, ‘tensão’, ‘resistência’, ‘composição’ e ‘ritmo’ são ideias que nortearam a organização deste conjunto de obras e serviram, por consequência, de mote para o projeto gráfico do catálogo. com o desejo de trazer dinamismo àquilo que é estático, as páginas da publicação foram entendidas como uma espécie de ‘tablado’, no qual o conteúdo se articula e se movimenta. 

Image
Image
Image

sem princípios compositivos rígidos, o projeto permite que cada página tenha um desenho próprio. margens mínimas tensionam o campo sobre o qual se assentam textos e imagens. a tipografia que dá cara aos títulos reforça essa dinâmica visual — seus caracteres são formados por partes independentes que expõem encontros e articulações.

a mesma busca por composição e movimento se revela na sobrecapa da publicação — uma lâmina transparente que pode ser rotacionada para apresentar, em português ou inglês, o nome do catálogo.

Image