design total – cauduro martino

cosacnaify, 2014

Image
Image
Image

este livro, resultado de uma ampla pesquisa de mestrado realizada por celso longo na faculdade de arquitetura e urbanismo da universidade de são paulo, analisa minuciosamente cinco projetos de escala urbana do escritório cauduro martino, situados na interface entre design gráfico, desenho industrial, arquitetura e urbanismo. 

são trabalhos seminais quanto ao método e à linguagem.

realizados entre os meados dos anos 1960 e 1970, tiveram papel fundamental na construção de uma visualidade moderna para são paulo — metrô, zoológico, avenida paulista, sistema municipal de transportes e banespa, o banco do estado.

Image
Image
Image
Image
Image

o projeto gráfico do livro, realizado em parceria com elaine ramos, é uma narrativa contínua de imagens de arquivo sangradas, que alterna desenhos originais dos projetos, feitos à mão, reproduzidos em escala real, à fotografias de época de german lorca, cristiano mascaro, lew parella e do próprio joão carlos cauduro. atravessando essa narrativa iconográfica, o texto segue sobre uma faixa branca que vai alinhavando a história destes projetos, fruto de horas de entrevistas com seus autores, assim como o posfácio do livro, de guilherme wisnik.

Image
Image
Image
Image
Image

primeiro lugar na categoria ‘trabalhos publicados’ do 28º prêmio design do museu da casa brasileira.