cidade gráfica

itaú cultural, 2014

Image
Image
Image

durante cerca de um ano nos lançamos, em parceria com elaine ramos, numa pesquisa cruzando ‘design gráfico’ e ‘cidade’. o resultado foi a curadoria da exposição ‘cidade gráfica’, que reuniu quarenta projetos elaborados por artistas e designers de diversas regiões do país, abordando temas ligados ao cotidiano de nossas cidades.

nesta pesquisa, a fronteira do que é ou deixa de ser design foi posta em segundo plano, abrindo passagem para todo tipo de contaminação. mais do que nas respostas, o foco esteve nas questões levantadas, nos processos por trás dos trabalhos e, sobretudo, nas estratégias, que tinham como denominador comum o uso perspicaz do instrumental gráfico para tratar do coletivo.

Image
Image
Image

valendo-se do campo fértil que é a cidade, nosso desejo com este projeto foi ampliar o repertório de possibilidades tanto do uso do léxico do design quanto das formas de atuação do profissional. o conjunto de trabalhos expostos deveria instigar os designers a atuar de forma mais propositiva e desvinculada da encomenda incluindo a pesquisa, a reflexão, a atuação política. a ênfase estava na comunicação visual que deveria  privilegiar a troca e o diálogo, uma vez que o espaço urbano é o lugar da heterogeneidade, do encontro e da diferença, do conflito e da negociação.

(fotos da exposição de nelson kon e expografia do metro arquitetos associados)