exposição millôr: obra gráfica
instituto moreira salles, 2016

catálogos
pinacoteca do estado de são paulo, 2016

augusto de campos
sesc pompeia, 2016

foi na tipografia futura que os poetas concretos, no início dos anos 1950, grafaram a maioria de seus poemas-visuais. na identidade de rever, uma exposição que reverencia a produção de augusto de campos — uma das figuras-chave desse movimento — a fonte não poderia ser outra. desde os poemas até as legendas de obras, é a futura quem dá as caras. para esse projeto, utilizamos uma versão atualizada dessa fonte, a futura nd, distribuída pela bauer types e redesenhada partir das matrizes originais de paul renner.

futura was the main type choice of the poets from the brazilian “concreto” movement, in the early 1950’s, for their “visual-poems”. in rever, an exhibition paying tribute to augusto de campos — a key person to this movement — the type couldn’t be any other. from the poems to the signage and captions it is all set in futura nd, a modernized version of futura, by bauer types and redesigned based on paul renner’s original matrixes.

congresso gife
gife, 2016

josé resende
pinacoteca do estado de são paulo, 2015

a identidade visual criada para a individual de josé resende traduz, tipograficamente, a matéria prima de sua obra: a gravidade. a tipografia, neue haas; em versão bold, usada de cabo-a-rabo em todas as peças imprime peso e espelha a densidade da obra do artista paulistano.

the visual identity designed for josé resende individual exhibition translates, typographically, the main subject of his work: the gravity. neue haas bold, the font choice for every piece of design, is heavy and dense, so is resende’s work.

nexo
nexo, 2016

uma identidade visual é constituída por elementos que vão para além do desenho de uma marca — e o projeto que fizemos para o jornal digital nexo é exemplo disso. apresentar temas relevantes ao debate público, de forma clara e plural, é a missão da publicação. o logotipo, constituído por elementos que se somam de maneira articulada, reflete esse princípio — que também se reverbera em todas as páginas e elementos visuais do site. o desenho das interfaces foi realizado em parceria com o nolab.

a visual identity is comprised of elements that go beyond logo design. nexo is a digital news outlet, and its visual identity is an example of this complexity. nexo’s mission is to present relevant subject unbiasedly and clearly, aiming to instigate public debate. the logo is formed by dynamic shapes that are combined and repeated in different ways tall over the website and promotional pieces. UX and UI were developed in association with nolab.

brasil, país homenageado na feira de frankfurt
biblioteca nacional / ministério da cultura, 2013

identidade visual da participação do brasil como convidado de honra na feira de livro de frankfurt. pluralidade cultural traduzida em uma imagem caleidoscópica.

visual identity for the brazilian presentation as guest of at the frankfurt book fair: translated the plurality of voices on a kaleidoscopic image.

(cenografia scenographic design / daniela thomas e felipe tassara)

serrote
instituto moreira salles, 2016

revista quadrimestral que publica ensaios sobre literatura e arte. a tipografia em conjunto com uma apurada edição de imagens ocupam um papel central no projeto.

prêmio 10a bienal adg.

quarterly magazine on literature and art essays. the blend of text, typography, and image editing plays a central role in the project. serrote is the main publication of its sort in brazil.

adg biennial award.

movimenta
editora movimenta, 2015

exposição geraldo de barros
instituto moreira salles, 2015

jazz na fábrica
sesc sp, 2012

festival internacional de jazz, que acontece em uma antiga fábrica transformada em centro cultural. improviso, ritmo, métrica e contraponto dão o tom dessa identidade visual calcada na tipografia.

International jazz festival, held at an old factory turned into cultural center. Improvisation, rhythm, metrics, and counterpoint set the tone for the typography-based visual identity.

design total – celso longo
editora cosac naify, 2014

cinco projetos do escritório cauduro martino, realizados entre os meados dos anos 1960 e 1970, são registrados nesse livro — que tem foco nas imagens de arquivo que acompanham, do início ao fim, o texto. design total é o resultado de uma ampla pesquisa realizada por celso longo e seu projeto gráfico foi feito em parceria com elaine ramos.

five projects designed by the pioneer design studio cauduro martino, between mid 1960’s and 1970’s, are featured in this book —  highlighting the archive images that go, from beginning to end, along with the text. designed in association with elaine ramos, design total is the culmination of an extensive research carried by celso longo.

18º festival sesc videobrasil
associação cultural videobrasil e sesc sp, 2013

“espaço” foi a chave para a construção dessa identidade visual que deveria dar cara ao "panoramas do sul" e à exposição retrospectiva dos 30 anos do videobrasil. marca, sinalização, catálogos e direção de arte da videoinstalação carregam essa visualidade simples e direta – pautada por um discurso tipográfico e aplicada diretamente sobre a arquitetura do sesc pompeia, em são paulo.

"space" was the key-element in the concept of this visual identity. it was applied at the "southern panoramas" and also to the retrospective exhibition that celebrates videobrasil's 30 years. the brand, catalogues and the massive videoinsatalation art-direction, all them carry this sharp identity – based on a strong typography and in a very close relationship with the architecture of sesc pompeia, a cultural center in são paulo.

(cenografia scenographic design / andré vainer)

sean scully
pinacoteca do estado de são paulo, 2015

identidade visual, sinalização e catálogo para a exposição retrospectiva do artista irlandês sean scully na pinacoteca de são paulo. a abstração geométrica e a materialidade de suas pinturas pautaram a escolha da tipografia e o projeto do catálogo.

visual identity, signage and catalogue for the retrospective exhibition of the work of sean scully, an irish artist, at pinacoteca de são paulo. its geometrical abstraction, roughness and mixture of different materials were the starting point for the catalogue design, including the typography choice.

 

maio foto mis
mis, 2014

mauro restiffe
instituto moreira salles, 2014

a cidade de são paulo é o tema do ensaio fotográfico de restiffe, transformado em mostra e livro pelo instituto moreira salles.

the city of são paulo is the theme of restiffe’s photo essay, and is featured at an exhibition and a book published by instituto moreira salles.

biblioteca mário de andrade
secretaria municipal de cultura de são paulo, 2016

a marca da mais importante biblioteca de São Paulo é um arranjo tipográfico que faz referência ao universo dos livros e à arquitetura art-deco de seu prédio.

the brand of são paulo’s most important library is a typographic setup alluding to the book universe and to its building’s art-deco architecture.

(parceria in collaboration with / dorinho bastos)

 

x bienal de arquitetura de são paulo
instituto dos arquitetos do brasil, 2013

a décima edição do evento promoveu uma ampla discussão sobre a cidade; seu fazer e seu uso.

organizada em forma de rede, a bienal ocupou diversos espaços em são paulo. e na ausência de uma unidade espacial, a identidade visual, pautada por um símbolo e um lettering, foi a responsável por sinalizar a presença da bienal na cidade.

mais de mil brinquedos para a criança brasileira
sesc pompeia, 2013

uma família tipográfica isométrica, impressa em serigrafia sobre placas de papelão, dá o tom da identidade visual criada para exposição sobre brinquedos.

a multicolored isometric typeface silk-screened over cardboard creates the visual identity for this exhibition that presents more than six thousand toys.

variações do corpo selvagem
sesc sp, 2015

identidade visual do museu de arte moderna da bahia + identidade visual do salão da bahia + exposição 50 anos de arte brasileira
mam ba, 2009

identidade visual do museu, na qual o legado de lina bo bardi se encontra com as raízes multiculturais de salvador.

visual identity designed for the museum, based in Salvador, bahia, in which the legacy of lina bo bardi’s architecture meets african roots.

(cenografia scenographic design / andré vainer)

imaterialidade
sesc sp, 2015

paisagem britânica
pinacoteca do estado de são paulo, 2015

circuítos cruzados
mam sp, 2013

identidade visual para a exposição de arte contemporânea que promoveu o encontro de obras clássicas do acervo de videoarte do pompidou a obras da coleção da instituição brasileira.

visual identity for the contemporary art exhibition promoting the crossing of classical video artworks from the pompidou collection and the são paulo museum of modern art.

(cenografia scenographic design / álvaro razuk)

oficina sesc pompeia
sesc pompeia, 2013

isaac julien: geopoéticas
associação cultural videobrasil e sesc sp, 2012

exposição do video-artista inglês cuja obra lida com contrastes, temáticos e formais; e com a fragmentação da narrativa.

exhibition of the english video artist whose work addresses thematic and formal contrasts along with narrative fragmentation.

(cenografia scenographic design / andré vainer)

andré komatsu
galeria vermelho, 2014

o trabalho do artista andré komatsu requisita um observador inquieto. o livro, que registra sua produção recente, segue um caminho similar em seu projeto gráfico. desde a capa, o leitor é convidado ao embate com o objeto que tem em mãos. no miolo, as imagens dos trabalhos de komatsu alternam seu posicionamento (horizontal ou vertical), de acordo com o melhor rendimento na página.

 

the work of the artist andré komatsu requires an unquiet observer. the book, that shows his recent work, follows a similar path in terms of graphic design. starting at the book cover, the reader is encouraged to “challenge” the object their hands. the images of komatsu’s work, in the interior pages, are either in landscape or in portrait position, depending on how it best fits the page.

o retorno da coleção tamagni
mam sp, 2012

exposição que, para recontar a fragmentada história do museu, reuniu documentos históricos e obras modernas e contemporâneas do acervo da instituição.

the exhibition depicts the fragmented museum history through historic documents mixed with modern and contemporary works from mam’s collection.

(cenografia scenographic design / zol)

33º panorama da arte brasileira
mam sp, 2013

clarice lispector – figuras da escrita
instituto moreira salles, 2012

um livro sobre a clarice lispector – com 624 páginas e 875 remissões à escritora. sua capa e as páginas de abertura revelam a exata posição dessas incidências ao longo do miolo.

the 875 references to the writer clarice lispector’s name are the project’s key element. cover and opening pages reveal the exact position of those instances throughout the book.

museu dançante
mam sp, 2015

hilda hilst
biblioteca azul, 2014

pornô chic reúne quatro títulos da autora num só volume, cada qual interpretado por um diferente ilustrador. já no fico besta quando me entendem, um apanhado de entrevistas com hilda, o texto vai acompanhado por desenhos da própria escritora.

 

pornô chic is the compilation of four titles by hilda hilst, a deceased author that was a major name in brazilian literature. each of the titles was illustrated by a different illustrator, including one by hilda herself.

 

tutto fellini
instituto moreira salles, 2012

exposição que revela o universo fantástico, repleto de referências à cultura popular e circense no qual o diretor constrói sua obra.

fellini’s fantastic universe finds its counterpoint in a peaceful environment still keeping references to the popular and circus culture, upon which the director builds his work.

(cenografia scenographic design / pedro mendes da rocha)

dvd chelpa ferro
associação cultural videobrasil, 2011

chelpa ferro é um coletivo de artistas plásticos que, por meio de grandes assemblages e performances, experimentam as relações entre imagem e som.

chelpa ferro is an artists’ collective that explores relationships between sound and image through assemblages and performances.

ralph gibson & larry clark
mis, 2013

exposição que contrapõe a obra de dois fotógrafos norte-americanos. a temática soturna de larry clark em oposição a solar prdução de Ralph Gibson.

larry clark’s dark themes and ralph gibson’s bright productions are side by side in this exhibition highlighting the contrasts between the american photographers.

paulo monteiro
editora cobogó, 2016

céu tamanho
editora movimenta, 2015

o poema de danilo gusmão em conjunto com as ilustrações de veridiana scarpelli nos lembram que, para além de sermos do tamanho daquilo que vemos, crescemos. o livro-poema vem em um envelope que, após aberto, revela uma brochura onde a cada dupla de páginas o texto aumenta um ponto até os limites da página.

danilo gusmão’s poems, along with the illustrations by veridiana scarpelli, remind us that beyond the fact that we are of the size of what we see, we grow up as well. the “poem book”, a brochure, comes inside of an envelope, and the point size of the text increases a point every spread until it reaches the limits of the page.

mostra sesc de artes
sesc sp, 2008

o poder multiplicador da arte. a identidade visual da mostra sesc é dada por de um grid, construído pela infinita replicação de símbolos de multiplicação. é nessa estrutura que todas as informações se acomodam. vencedor do 365:30 (aiga).

art has a multiplying effect. the identity system uses the multiplication sign to build a grid, where all the visual and textual contents were laid out. winner at the 365 annual design competition 30 (aiga).

tuca reinés
associação para o patronato contemporâneo, 2015